10 anos da circum-navegação de Noronha
A volta de Noronha foi um dos destinos que tive mais recursos de logística da operação. E sim era super necessário tamanho o desafio: uma circum-navegação de sup nunca feito antes passando por todo arquipélago de ponta a ponta contando as fortes correntes do mar de fora.
Foram meses de planejamento e diversas reuniões para ter suporte de quem realmente conhece todas as questões marítimas da região. Equipe de apoio em terra e água, escolha do período apropriado com probabilidade de janela de sucesso, definição de equipamentos especiais, melhor escolha de data para que toda equipe esteja pronta para a travessia.
Ficaria 10 dias no arquipélago pra escolher apenas 1 para fazer a circum-navegação. A data ideial seria o dia que chegamos, mas não foi possível por conta de toda preparação necessária…nos dias seguintes forte ventos anunciavam que deveríamos aguardar.
Equipe preparada, acompanhando a previsão climática seja com ferramentas tecnológicas ou com os homens que estão no mar e sabem ler a natureza com excelência… nossa janela foi apertando pois iria entrar grande tempestade, ventos instransponíveis a remo e ondulações poderosas. E eu tive que tomar a decisão, cancelar toda a operação, que envolvia equipes multidiciplinares e patrocinadores ou encarar a travessias no último dia “talvez possível” sem uma condição ideal?
Os ensinamentos que temos com a natureza vão muito além da técnica da remada…
Veja como foi essa grande aventura de 2014